Sorteio da Copa do Mundo 2010

Ontem foi sorteado os grupos das seleções que disputarão a Copa do Mundo de Futebol, na África do Sul, em 2010. Sendo assim, este é apenas o primeiro post das inúmeras conversas que teremos aqui sobre o Mundial, ano que vem.

O sorteio de ontem, realizado na Cidade do Cabo, foi um grande show televisionado para mais de 200 países. Contou com a presença da lindíssima e ... atriz sul-africana, Charlize Theron, vencedora do Oscar, também do craque moicano, porém inglês, David Beckham, e de outras grandes estrelas, todas observadas por mais de 150 milhões de pessoas por todo o planeta. Tudo bem diferente do primeiro sorteio de uma Copa do Mundo, realizado no Uruguai, em 1930, apenas 3 dias antes do início do torneio.

Curioso também é que há algum tempo não é mais critério ter sido campeão mundial para ser cabeça-de-chave dos grupos. Eu, que ainda gosto da época do futebol romântico, trocaria as tradicionalíssimas, porém sem títulos mundiais, Espanha e Holanda por Uruguai e França, respectivamente. Assim estas duas seleções juntariam-se as outras campeãs de Copas: Brasil, Itália, Alemanha, Inglaterra, e... Estou esquecendo de mais alguma seleção campeã do mundo? Ah, sim, parece que a Argentina também já ganhou um caneco 'roubado' e outro com ' mão'.

Por falar nos "boludos", tanto o grupo dos argentinos como o dos brasileiros tem grau médio de dificuldade. Portugal, na minha opinião, é menos perigoso que a Costa do Márfim - a não ser que fiquemos, pela primeira vez, fora das oitavas de final de uma Copa.

A disputa mais difícil, sem sombra de dúvida, parece que será no grupo A; além de contar com Uruguai e França (dois campeões mundiais), ainda tem o tradicional e sempre perigoso México e, claro, a força dos donos da casa: a Seleção da África do Sul. Bafana! Bafana!

Veja todos os grupos e seja o que Deus quiser no ano que vem (menos a Argentina):



Por RICARDO NOVAIS

* Fonte: FIFA
Protected by Copyscape Online Infringement Detector