Cândidos Craques

Simone e Isaac, a dupla Pelé e Coutinho.

Simone Guimarães diz que é corintiana, por causa do Sócrates, seu amigo e conterrâneo (o ex-jogador é de Ribeirão Preto, que como todos sabem fica na periferia da megalópole natal de Simone, Santa Rosa de Viterbo). Isaac Cândido tem toda pinta de ser Ferrinho (como é chamado o Ferroviário do Ceará), mas diz que torce pelo Ceará (finjo que acredito; afinal, é o único clube do seu estado na Série A). Dos males, o menor: ambos assumem-se alvinegros. No meu blog, porém, eles apareceram trajando o glorioso manto do Botafogo, em conformidade com os estatutos do estabelecimento. Nada mais natural, portanto, que os dois adentrem o gramado do Ricardo Novais com a legendária camisa branca do Santos. E, glória maior, com o uniforme completo – e o corpo! – dos integrantes da maior dupla de ataque de todos os tempos: Pelé e Coutinho. Sim, jovens leitores do Ricardo, Pelé nunca foi tão Pelé como no tempo em que teve ao seu lado em campo o genial centroavante. O Rei e seu Primeiro-Ministro gordinho tinham tanto entrosamento quanto Simone e Isaac. Faziam o diabo em campo: driblavam, tabelavam como ninguém e enchiam as redes adversárias de gols, tal qual a cantora paulista e o compositor cearense no palco. Acham que estou exagerando um pouquinho, não é? Vá lá, admito. A Simone Guimarães não chega à sola das chuteiras reais em matéria de falar besteira! 

Texto e ilustração do alvinegro Tuca Zamagna

Desinformação Seletiva
***

Cândido Pássaro
A nova música cearense na voz da cantora, compositora e instrumentista paulista Simone Guimarães. Imagem de divulgação.

Em seu sétimo CD – Cândidos – a cantora e compositora Simone Guimarães canta somente composições do cearense Isaac Cândido, com letras de diversos poetas também do Ceará.

Cândidos será lançado em dezembro, durante turnê com shows em Fortaleza (dias 4 e 5), São Paulo (7), Ribeirão Preto (9), Brasília (15) e Rio (21 e 22).  
● Ver, abaixo, locais e horários dos shows.

Gravado em Fortaleza, com Isaac Cândido e outros músicos cearenses, o CD conta ainda com a participação de Fagner. Na turnê, Simone será acompanhada por uma banda que inclui o próprio Isaac Cândido, liderada pelo pianista Leandro Braga, também responsável pela direção musical do espetáculo.

Simone Guimarães, durante sua já longa carreira de pouco mais de 30 anos (começou a se apresentar em shows aos 12 anos), vem contando com o apoio de compositores e intérpretes importantes da MPB, dividindo o palco, desenvolvendo parcerias e gravando com Milton Nascimento, Francis Hime, Ivan Lins, Dori Caymmi, Toninho Horta, Leila Pinheiro, Guinga, Helio Delmiro, Zé Renato, Juarez Moreira e Leandro Braga, dentre outros nomes importantes da MPB.

Isaac Cândido é um compositor de melodias e harmonias sofisticadas, considerado um dos três nomes mais importantes da moderna música cearense. Vem trabalhando com Simone Guimarães desde 2009, em shows bem recebidos pela crítica e pelo público de Fortaleza, onde a cantora morou nos últimos dois anos. Em seu CD anterior – Flor de Pão – Simone já gravara uma composição de Isaac, Enquanto, parceria com o poeta Marcus Dias, também presente em algumas faixas de Cândidos.

Ouça a canção 'Quase' do CD 'Cândidos', de Simone Guimarães:


Agenda da turnê
Fortaleza – 4/12, às 21 horas, e 5 /12, às 20 horas, no Anfiteatro Dragão do Mar
São Paulo – 07 /12, às 20 horas, no Centro Cultural Rio Verde
Ribeirão Preto – 9 /12, às 20 horas, no Teatro Minaz
Brasília – 15 /12, às 20 horas, no Teatro dos Bancários
Rio de Janeiro – 21 e 22 /12, às 20 horas, no Teatro Solar


Mais sobre Simone Guimarães