Oficina literária gratuita em Campos

Projeto semeia novos escritores e leitores

Com o apoio da Funarte e da Academia de Letras do Rio de Janeiro, no dia 26 deste mês, aconteceu mais uma etapa do nosso projeto, realizado em escolas públicas dos municípios incluídos no Programa Territórios da Cidadania, do Governo Federal.



O objetivo da oficina é o estímulo à leitura, a criação e o desenvolvimento de novos públicos leitores. Para tanto, de forma lúdica e inovadora, o projeto vem realizando há 6 meses um ciclo literário gratuito, onde se misturam palestras, oficinas, saraus e concursos, buscando novas práticas e relações entre leitores e escritores. A intenção deste coletivo não é o de ensinar a ler nem a escrever, mas a gostar de ler e a gostar de escrever.



Os escritores Leandro Leite Leocadio e Omar Dawud visitaram, desta vez, a Escola Municipal Professora Vilma Tâmega, em Campos dos Goytacazes (RJ), onde ministraram duas Oficinas Literárias: uma para a idade de 12 a 14 anos e outra para os alunos de 15 a 18 anos.



Em cada oficina, serão escolhidos os 10 melhores textos produzidos pelos alunos. Após esse ciclo de visitas, todos esses textos serão publicados numa antologia produzida especialmente para fechar o circuito. Cada autor receberá gratuitamente 15 exemplares e cada escola terá direito a 30 exemplares – a serem distribuídos entre biblioteca, diretoria e professores.

Agradecemos a colaboração das diretoras Rita, Lívia e Sílvia. Sem elas, o evento não seria possível.

As próximas etapas acontecerão na Escola Estadual Bairro Cubatão, em Cananéia (SP), no dia 3 de maio (da qual participará o escritor ), e no Colégio Estadual de Itabuna Geral, em Itabuna (BA), no dia 6.

Protected by Copyscape Online Infringement Detector