Expresso da Vitória


“Um Expresso Chamado Vitória”, este é o título do livro de Alexandre Mesquita e Jefferson Almeida que conta a arrasadora trajetória do time do Vasco da Gama nas décadas de 1940 e 1950.

Imperdível! Narrado de maneira leve e própria de uma época áurea do futebol brasileiro e carioca, o livro conta com as epopéias fabulosas do Time da Colina que conquistou inúmeros troféus – sendo o maior deles o de campeão sul-americano, no Chile. Este monstruoso escrete ficou conhecido na crônica esportiva como o "Expresso da Vitória".

Editado pela iVentura, o livro será lançado oficialmente hoje, 31 de maio de 2010, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

O prefácio é do jornalista e apaixonado cruzmaltino*, Roberto Porto.

Esta obra, no entanto, não é apenas endereçada ao torcedor vascaíno; ali estão narrados histórias fantásticas de craques que foram parar em São Januário e serviram de base ao Selecionado Brasileiro na Copa do Mundo de 1950, no famoso “Maracanaço”.

Há perguntas lendárias no ambiente do futebol que nunca encontram respostas: O Vasco da Gama foi mesmo campeão carioca invicto em 1945, 1947 e 1949? Foi mesmo base da seleção vice-campeã mundial na Copa em 1950? Foi de fato o primeiro campeão do Maracanã?

Os botecos agora têm um concorrente à altura, caro torcedor. As respostas para as perguntas acima estão no livro “Um Expresso Chamado Vitória”. Muito de jornalismo esportivo, muito mais ainda de boas histórias e admiráveis lendas de um dos melhores times que floresceram nos gramados da cidade do Rio de Janeiro.

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) será o local de lançamento do livro, hoje às 18 horas. Endereço: Rua Araújo Porto Alegre, 71, 11º andar, Centro, Rio de Janeiro/ RJ.


Por Ricardo Novais
--

* Ratificação: O jornalista e escritor Roberto Porto é na verdade um fanático torcedor do glorioso Botafogo; e não cruzmaltino, como escrito no texto. Obrigado Alexandre, autor do livro  “Um Expresso Chamado Vitória", pela providencial correção.


Mais informações: carlos.fernando@viaescrita.com.br.


Protected by Copyscape Online Infringement Detector