É 'Santástico'! É 10!


Foto: Agif/Folhapress. Robinho fez lindo gol por cobertura no goleiro Aldo.

Eu sei que o Flamengo (sem o seu 'imperador') e o Corinthians jogaram ontem em jogos mais competitivos na disputa acirrada pela Taça Libertadores da América 2010 - o rubro-negro ainda conseguiu vencer na Venezuela, já o time do Parque empatou lá na Colômbia... No entanto, a noite de ontem foi histórica inevitavelmente por causa dos 'Meninos da Vila'. Noite memorável para todos aqueles que apreciam um bom jogo de futebol, noite 'santástica'!

10 de março de 2010, 10 gols. Enigmática Vila Belmiro, do Santos Futebol Clube, todo de branco como fantasmas assombrosos, no gramado onde já pisou o maior 'camisa 10' de todos os tempos, o rei Pelé.

Aqueles que viram o Santos dos tempos gloriosos jogar certamente estão encantados. Obviamente, não cabe aqui comparações nem com a primeira geração nem com a segunda dos 'Meninos da Vila' e, muito menos, com o melhor time de futebol que já surgiu sob a face da Terra, a melhor linha de ataque que já existiu nos gramados do mundo: Zito, Dorval, Mengálvio, Edu, Coutinho, Pelé, Pepe, Pagão... Vamos parar por aqui que as linhas são curtas para tantos craques. Basta dizer: Os "11 fantasmas brancos" (alusão ao fardamento) são insubstituíveis!

Mas este Santos que jogou ontem pela Copa do Brasil, goleando o modesto Esporte Clube Naviraiense por 10 a 0 (Robinho, Neymar e André deram espetáculo à parte), é o mesmo time que anda dando show no Campeonato Paulista, que por certo entrará na disputa pelo Brasileiro 2010 fascinando os torcedores do país inteiro ou que jogaria em qualquer competição futebolística do mundo com a mesma naturalidade e mágica. Se o Peixe será campeão? Não sei. Quer saber de uma coisa, amigo torcedor, pouco importa se os 'Meninos' vencerão algum título este ano. Eles devolveram a alegria a um esporte apaixonante que caminhava a passos largos para o tédio de 'escolas' táticas prágmáticas e sem graça. Hoje a Vila Belmiro vive cheia, o Pacaembu vive lotado, todos os estádios brasileiros querem receber os peixeiros, as pessoas param para ver a equipe alvinegra jogar, seja ou não seu torcedor, por puro prazer. Sou grato, amigos santistas, por proporcionarem um espetáculo incrível, épico mesmo, aos meus olhos. Belíssimo!

Veja a goleada de ontem na 'Vila Famosa' que foi, como diria o cronista,"com requintes de crueladade":

Clique em pausar, na barra lateral, e desabilite a rádio Stay Rock.

É... Mas tudo tem o outro lado. A esperança nunca é tanta que jamais se acabe, e, a este redundante cacófato, acrescenta-se o vislumbramento do que poderia ter sido, mas não foi, do que se sonhou, mas não se realizou, enfim, daquilo que ficou estacionado, parado nos primeiros estágios; incompleto!

Esporte Clube Naviraiense, o Jacaré não morreu na praia de Santos:

Clique em pausar, na barra lateral, e desabilite a rádio Stay Rock.

O Naviraiense sonhou e não viu a cor da esperança nem da bola, mas não foi sua culpa. É como eu disse noutro dia: Depois de ver o Santos jogar os outros jogos ficam tão sem graça...


Por Ricardo Novais

Protected by Copyscape Online Infringement Detector