Inovação

Confira as maiores influências de inovação tecnológica ocorridas neste ano, segundo Grazziani Colombo, do site Criativo Punk:
_

1. Mobile
O consumo de internet através do celular continuou a crescer em grande ritmo em 2009, impulsionado pela melhor qualidade do conteúdo disponibilizado, pelos menores custos de acesso e pelos novos equipamentos cada vez melhor preparados para acessar a internet;

2. Vídeo
Tal como no mundo offline, o conteúdo de vídeo ultrapassou finalmente o conteúdo escrito. Com a forte entrada dos produtores de conteúdos (vd exemplo do
Hulu), a redução dos preços do equipamento de captação e edição de vídeo e o aumento continuado da largura de banda em casa das pessoas, estamos consumindo cada vez mais conteúdos em vídeo na internet;

3. LBS (Serviços baseados em localização)
A possibilidade tecnológica de servir conteúdos com base na localização do internauta já é uma realidade e a grande utilidade desta ferramenta para os consumidores levou a um grande salto na sua utilização;

4. Hiper-Local
Associado à geo-localização, surge um fenômeno que já dá cartas a um certo tempo por todo o mundo focado em conteúdos específicos em determinadas comunidades e produzidos, em sua grande maioria, por essas mesmas comunidades;

5. Convergência online-offline
A “desvirtualização” das relações foi uma tendência em 2009, com o online a alavancar as relações offline e a aumentar o efeito tribal nas comunidades;

6. Crowdsourcing
Uma das principais tendências de social media em 2009, fruto dos tempos mais apertados, foi a prática em larga escala de crowdsourcing, que utilizando o conceito de outsourcing coloca na internet pedidos de tarefas ou projetos empresariais abertos à comunidade;

7. Eficiência e produtividade
Com a multiplicidade de conteúdos que são hoje criados na internet, o contínuo aparecimento de fontes credíveis de informação a necessidade de filtragem foi cada vez maior. Este filtro foi feito de duas formas: recorrendo a programas como o
filtrbox que ajudam grandemente a gerir de forma automática a informação que recebemos, e apostando em sites agregadores com uma forte componente de edição que consigam rapidamente separar o joio do trigo;

8. Behavior targeting
Com a evolução tecnológica, nomeadamente em termos de capacidade de processamento em real time, 2009 foi o ano de afirmação do behavior targeting (recolhe e utiliza de informação sobre o comportamento de navegação dos usuários - páginas visitadas ou pesquisas realizadas - para oferecer publicidade mais relevante e de acordo com os seus interesses). A oferta de publicidade mais dirigida não só melhora a experiência do usuário como traduz-se em taxas de conversão mais elevadas para os anunciantes. (Ex.: apesar de um indivíduo masculino, da classe A corresponder ao target da Mercedes, a sua atenção a uma campanha da marca será maior se naquele momento estiver pesquisando para comprar um carro);

9. Multiplataforma
O anytime, anywhere foi acompanhado do “….with any device”. Já não é só o celular que permite o acesso à internet e a tendência de consumo foi no sentido de consultarmos conteúdos e serviços online através dos vários devices que a cada dia que passa se ligam à internet (desde a televisão, a touch screens, outdoors, eletrodomésticos, consoles, entre muitos outros);

10. Web 3.0
A Web Semântica é vista como a progressão da Web tal como a conhecemos. É uma evolução em relação à World Wide Web que permite uma maior eficiência na qualidade dos resultados obtidos em termos de pesquisa de toda a informação disponível na internet, cada vez em maior quantidade e complexidade. Esta eficiência é conseguida através de princípios de estrutura que permitem uma maior inteligência na catalogação de todo o conteúdo disponível e em 2009 já começamos a sentir alguns progressos nesta área.

__________________________________
Fonte: http://www.criativopunk.com.br
Protected by Copyscape Online Infringement Detector