35a. Rodada do Campeonato Brasileiro

Nesta rodada foi rebaixado o primeiro clube à 2ª divisão do Brasileirão. O Sport Club do Recife, tradicionalíssimo time do nordeste, empatou num jogo polêmico contra o Palmeiras em São Paulo e disputará a Série B no ano que vem. O Náutico, que perdeu em casa para o Flamengo, parece ir pelo mesmo caminho. Como o Santa Cruz, outro clube popular da linda Recife, está na 4ª divisão, os pernambucanos terão um caminho de agruras em 2010... É pena Leão, Timbu e Tricolor! Três vezes triste!

Já na disputa pelo caneco deste ano, o São Paulo confirmou que é mesmo um clube a ser batido neste sistema de pontos corridos. O Tricolor atropelou o Vitória no sábado, no Morumbi lotado (tinha até caminhão na arquibancada), e é líder absoluto do campeonato com 62 pontos; dois a mais que o Flamengo que chegou aos 60. O 'Imperador' Adriano e o veterano, porém genial, meia Pet fizeram os gols da vitória rubro-negra por 2 a 0 contra o Náutico nos Aflitos, em Recife.

O Palmeiras agora é apenas o 3º colocado, estacionado com 59 pontos; o Internacional venceu o Santos por 2 a 1 (olha aí, hein, vamos ficar de olho nas eleições lá na Vila Belmeiro), deste modo o Colorado arrancou o Atlético do G4 e, de quebra, ultrapassou o Cruzeiro. Galo e Raposa são 5º e 6º colocados na tabela, respectivamente.

No dia do "Washington Day", o Fluminense, quem diria, já ameaça o rival Botafogo na luta para fugir do rebaixamento. O Tricolor venceu um concorrente direto, o Atlético-PR, por 2 a 1 (Fred marcou, de novo, já são 10 gols do artilheiro em 10 jogos; e o garoto Maicon fez um golaço depois de um lindo lançamento do genial argentino Dario Conca) num 'Maraca' colorido, esperançoso e solidário com o eterno ídolo Washington da memorável época do 'Casal 20', a dupla Assis e Washington. Já o Fogão se deu mal em Barueri, perdeu por 3 a 0 do time paulista.

Inimaginável, mas o Botafogo pode ajudar o arque-rival Flamengo, pois o seu próximo jogo é contra o São Paulo, no Engenhão, e precisa vencer para se distanciar do 'fantasma' do rebaixamento. As últimas três rodadas serão emocionantes, tenho certeza!

Enquanto isto, na Série B deste ano, o Vascão sagrou-se campeão. Parabéns a todos os cruzmaltinos! - ainda que tenha sido apenas obrigação para um clube tão grande como o Vasco da Gama. Guarani e Ceará, dois postulantes ao acesso à Série A, empataram num duelo de fogo, com direito a apagão (de novo?), no Castelão, em Fortaleza. Ao Bugre falta apenas 1 pontinho para subir à elite do futebol brasileiro; já ao Ceará faltam 2 pontos. Na parte de baixo da tabela, o tradicional Bahia saiu da zona de rebaixamento (para Série C, hein! Brincadeira! Que falta de categoria do Tricolor da Boa Terra!). Pelo menos o Bahia venceu a Ponte Preta, em Campinas, por 3 a 1 e se distanciou um pouco da degola, mas ainda corre perigo. Cuidado!


Na Europa, Portugal deu um passo decisivo para ir ao Mundial da África do Sul vencendo a Bósnia no Estádio da Luz, em Lisboa. Nossos avós patrícios agradecem o empenho... ;-)

A boa Seleção da Rússia ganhava por 2 a 0 da Eslôvenia, em Moscou, mas tomou um golzinho 'sem-vergonha' no final e, como saldo de gols fora de casa é importante, pode ter se complicado. Veremos no meio desta semana no confronto de volta.

Num clássico europeu, a França venceu a Irlanda, em Dublin, e está com um pé na Copa - agora basta um empate no jogo de volta, em Paris. O vinho sobressaiu à cerveja... :-(

Já na vaga da repescagem americana, o Uruguai venceu a Costa Rica, do técnico brasileiro Renê Simões, por 1 a 0 em São José, capital costa-riquenha. Agora o selecionado uruguaio terá mais tranquilidade no segundo jogo em Montevidéu, nesta próxima quarta-feira. Boa sorte Celeste!

Várias seleções fizeram amistosos neste final de semana. O Brasil venceu a Inglaterra por 1 a 0, lá no 'endinheirado' Catar; o criador foi derrotado pela criatura!

E a Argentina? Ah, rá, rá, rá, rá! A excelente Seleção Espanhola derrotou nossos 'hermanos' por 2 a 1; bem-feito 'boludos'! Ah, por causa da má educação de Maradona com a Imprensa, a Fifa suspendeu o treinador por dois meses; só? Na prática, o 'deus' argentino desfalcará o comando técnico da Argentina apenas em um amistoso que já havia sido marcado para o mês que vem.

Notas tristes:

O jogador mexicano De Nigrs, ex-Santos, morreu na Grécia neste final de semana. Os médicos acusaram ataque fulminante do miocárdio, como causa 'mortis'. Pena ver atletas jovens morrendo por doenças do coração - De Nigrs não foi o primeiro; ele tinha 31 anos de idade.

Na Alemanha, comoção nacional. Muitas homenagens ao goleiro Robert Enke, morto na terça-feria passada atropelado por um trem. A Seleção Alemã faria amistoso contra o Chile, mas cancelou em virtude do funeral do jogador, que provavelmente seria o titular da meta germânica no Mundial da África do Sul. Há suspeitas de suicídio do atleta, Enke foi enterrado ao lado do túmulo de sua esposa.

Descansem em paz, boleiros!

No Estádio do Hannover 96, mais de 40.000 pessoas prestaram as últimas homenagens no funeral de Robert Enke:

Protected by Copyscape Online Infringement Detector