Viva o Rei!

Longa vida ao Rei! Fotografia: Arquivo revista Placar.

Na música, na literatura, em todas as artes têm lá seus gênios incontestes. No futebol, uma das artes humanas mais sublimes, este gênio é um ser enigmático, um nobre esportista –  Rei do Futebol. Ele é gênio mais gênio, assim como Deus é mais Deus. Coisas dadas aos mitos divinos.

Faça agora uma contente reverência, torcedor. Se quiser rir, ria; se quiser chorar, chore. O futebol é a paixão mais ingenuamente manifesta que existe. E neste esporte mágico não há nada mais belo e fascinante que a figura de um ídolo. Sagrado. Esta divindade é um homem, negro, impecavelmente fardado de branco, complexão atlética perfeita, olhos aguçados, saltando em gestual enigmático de socar o ar, símbolo do ápice da arte glorificada.

O jogo era contra o Juventus, na Rua Javari. Partida dura, o Santos não conseguia romper a muralha que os adversários ergueram perto da área. A torcida do “Moleque Travesso”, apelido do Juventus, aproveitara os percalços enfrentados em jogo para tripudiar do Rei. Vaiavam-no toda vez que ele pegava na bola. Foi quando Pelé fez, segundo a sua própria avaliação, o gol mais lindo de sua brilhante carreira. O maior jogador de futebol de todos os tempos conseguiu uma sequência de dribles extraordinários dando quatro chapéus em seus marcadores sem deixar a bola cair ao gramado. O goleiro foi o último a ser chapelado. Formidável! Poderia-se até imaginar que esta inesquecível jogada foi tão-somente uma magnífica criação oriunda de seu talento nato aliado a certa raiva que ele deveria estar sentindo das provocações de seus oponentes, pois assim que fez este golaço o magistral craque foi até a torcida inimiga a xingando e socando o ar. Mas não foi só talento e raiva, foi arte. Pura. Arte legítima. Mitológica.

Viva o Rei! Rei! Que seja sempre! Pelé!

70 anos da divindade do esporte; 70 anos de vinda a este mundo de Edison Arantes do Nascimento, o Pelé, Rei do Futebol. Longa vida ao Rei!

Homenagem a Pelé: Greatest Pele Soccer Moments.


Por Ricardo Novais
Protected by Copyscape Online Infringement Detector